Existe uma chance muito grande de que você tenha ouvido alguém dizer que o micro-ondas faz mal e pode até causar câncer, mas na verdade tudo isso não passa de um mito.
A energia emitida pelo equipamento é não ionizante, ou seja, não promove qualquer alteração no corpo humano. Sua onda de baixa frequência apenas aquece o alimento.
Logo, ele é completamente seguro para ser utilizado no dia a dia.
Porém, mesmo com essa facilidade, não são todos os alimentos que podem ser esquentados pelo microondas. Vem comigo que te explico!
Comer comidas feitas pelo micro-ondas não causa câncer, nem mesmo ficar perto dele quando estiver ligado.
O funcionamento do micro-ondas é seguro e não traz nenhuma complicação para a saúde de quem usa.
Essa energia não se acumula nos alimentos ou no ambiente, e por ter uma baixa frequência ela é capaz apenas de aquecer a água presente na comida.
Ou seja, dizer que a comida do microondas causa câncer é apenas um mito.
A radiação gerada no aparelho é a mesma presente nas lâmpadas e no rádio, o que muda são apenas as suas frequências.
Portanto, não é necessário ter medo ao esquentar comida, ou fazer qualquer outro preparo no seu micro-ondas, da mesma forma que você ouve música no rádio do carro ou em casa.
O micro-ondas possui um dispositivo chamado magnetron, que quando ativado cria um campo elétrico dentro do aparelho que interage com o alimento.
Este campo elétrico são as famosas ondas de radiação não iônicas – observe bem, não iônicas.
Esta interação gera atrito nas moléculas dos alimentos, que os fazem aquecer, prioritariamente acontece com moléculas de água e gordura.
Ou seja, a água nos alimentos que aquecem, e por isso é fácil ver gotículas de água depois de aquecer uma marmita.
Por ser uma onda não iônica, tendo baixa frequência, ela não altera e não persiste no alimento.
A radiação do micro-ondas não faz mal à saúde e nem se alimenta das comidas aquecidas pelo eletrodoméstico.
Este é um mito que existe justamente por confundirem radiação iônica e radiação não iônica.
Existem dois tipos de ondas de radiação e suas diferenças estão na frequência de cada uma.
Veja com mais detalhe suas diferenças na prática.
Exemplo: Lâmpadas, micro-ondas e rádio.
Exemplo: Raio X e Raios Gama.
As ondas de calor geradas dentro do micro-ondas aquecem os alimentos de dentro para fora, o que é muito diferente do forno ou fogão.
As moléculas de água, gordura e outras substâncias são levadas a aquecer por ativação das ondas que o aparelho produz.
Esta é uma grande vantagem e diferencial do aparelho.
É justamente a característica de aquecimento de dentro para fora que faz os alimentos serem aquecidos tão rapidamente.
O microondas é projetado também para que as ondas atuem igualmente por toda a parte interna do aparelho, o que garante um aquecimento uniforme.
É justamente essa característica que permite que um saco com diversos grãos de milhos possa estourar todos ao mesmo tempo, não sobrando nenhum sem estourar.
Um dos aparelhos mais versáteis na cozinha, o micro-ondas traz benefícios na rotina e na saúde alimentar.
Sua praticidade e facilidade de uso fazem deste seu companheiro ideal na correria do dia a dia.
Como para descongelar uma carne que esquecemos de retirar da geladeira, existem diversos modelos com essa função no acesso rápido.
Há ainda o grande benefício da diminuição de óleo de girassol ou gordura, pois o cozimento dos alimentos no aparelho não depende de óleos para ter um ótimo resultado.
Para garantir que está utilizando o micro-ondas da forma correta e segura é importante se atentar a alguns pontos, são eles:
Apesar do microondas ser um aparelho resistente e com diversos mecanismos de segurança, há itens e alimentos que não devem ser esquentados nele.
Os alimentos que possuem casca ou película irão explodir dentro no aparelho que tentar esquentá-los.
O aquecimento irá fazer com que eles se expandam, essa pressão irá fazer o alimento explodir, sujando ou até danificando seu eletrodoméstico.
Alguns materiais não devem ser aquecidos de forma alguma também, como por exemplo os metais, papel de alumínio, garfos e outros condutores de energia.
Além do risco de gerarem faíscas, podem vir a danificar o equipamento ou até causar incêndios descontrolados. Portanto, evite a qualquer custo.
Agora que você descobriu a verdade sobre o funcionamento do micro-ondas, entende como esse grande aliado da cozinha prática e saudável funciona.
O microondas não traz problemas para a saúde, pelo contrário, pode ser um grande auxiliador na vida saudável e de qualidade.
Ou seja, não há do que ter medo de usá-lo, e agora você ainda tem passe verde para contrariar alguém que compartilhe esse mito no futuro!
Escritor, fundador e idealizador do Blog KZA Completa!
Desde sempre tive um fascínio por eletros na hora de comprar eles pra minha casa, sempre lia as minúcias e aprendia tudo pra não fazer a escolha errada e também não ter dor de cabeça depois.
Quando encontrava meus amigos todo mundo falava que eu sabia demais e que tinha que gravar vídeos pro YouTube, mas eu preferi criar um blog mesmo porque achei mais prático!
KZA Completa
2024 Todos os Direitos Reservados | KZA Completa
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade e Termos de Uso.