Microondas enferrujado por dentro: Pode usar normalmente?

MIcroondas enferrujado por dentro

Se você está de frente pra um microondas enferrujado e está em dúvida se pode usar o aparelho normalmente, você chegou ao lugar certo.

Muitas pessoas se deparam com o microondas descascando na parte interna constantemente e acreditam que podem usar ele normalmente.

A resposta é: Não, você não deve utilizar um microondas enferrujado por dentro. Além de ser muito perigoso, representa um alto risco para a saúde!

Todos os modelos saem de fábrica com proteção adequada para evitar a fuga da radiação emitida pelo equipamento.

Quando ele está enferrujado, essa proteção é perdida, afetando diretamente a segurança do microondas. As chances de faíscas ou explosões acontecerem tornam-se muito altas!

Sumário (Navegue aqui)

Faz mal esquentar comida no micro-ondas enferrujado?

Como a proteção do microondas foi perdida para o ferrugem, até mesmo ficar próximo de um equipamento assim pode fazer mal à saúde.

Isso acontece principalmente porque todas as proteções relacionadas à radiação foram perdidas e a pessoa próxima ao microondas estará exposta sem qualquer equipamento de segurança.

Além disso, a chance de faíscas ou explosões acontecerem é muito alta. O ideal é buscar um novo modelo para utilização e realizar o descarte adequado do modelo enferrujado.

Caso você esteja buscando por um bom modelo com proteção e que não enferruje facilmente, dê uma olhada nos modelos abaixo, são os melhores:

Electrolux MI41S
Electrolux MI41S 31L
Melhor microondas
Midea MRAS22
Midea MRAS22 20L
Melhor custo benefício

Por que o micro-ondas enferruja com facilidade?

O microondas é um dos equipamentos com maior velocidade de ferrugem dentro de uma residência. A sua durabilidade depende muito do material utilizado na construção do modelo pela marca.

Porém, a culpa pelo ocorrido também pode ser do usuário caso ele não realize limpeza constante no equipamento.

Quando algum alimento é aquecido dentro do microondas, as suas gotículas de água vão parar na parede do equipamento, caso elas não sejam removidas com um pano, ela pode se acumular e acabar estragando o equipamento.

Uma alternativa para evitar esse tipo de situação é a utilização de recipientes para tampar o que está dentro do microondas, porém estes precisam ser de material adequado e não são recomendados em todos os modelos.

» Veja também: Isopor pode ir no Microondas? Descubra agora!

Como evitar a ferrugem no micro-ondas

Para evitar a ferrugem no microondas você pode seguir alguns passos para estender a durabilidade do seu modelo:

  1. Sempre realizar a higienização após o uso, mesmo que apenas com um papel toalha para retirar os excessos de gotículas nas paredes do microondas.
  2. Ao menos uma vez na semana fazer uma higiene completa no equipamento, evitando que ele fique amarelado e perca sua eficiência.
  3. Evite derramar líquidos ou alimentos diretamente no interior do micro-ondas.
  4. Caso seu modelo permita, utilize tampas de plástico de material adequado para evitar que as gotículas possam espirrar nas paredes do equipamento.
  5. Não utilize recipientes de metal ou alumínio dentro do microondas.
  6. Mantenha o microondas em local seco e arejado.
  7. Caso você identifique rachaduras ou desgaste na tinta interna, trate imediatamente para evitar a ferrugem.

Como identificar vazamento de radiação

Existem testes caseiros que podem ajudar a identificar o vazamento de radiação pelo micro-ondas, você pode testar cada um dos métodos a seguir:

  • Pegue uma maçã e coloque em cima da divisão entre a porta e o corpo do microondas. Ligue o aparelho em potência alta por 1 minuto. Se a fruta ficar quente, significa que está vazando radiação.
  • Com o micro-ondas desligado, coloque um celular dentro dele. Com outro celular em mãos, ligue para o celular que se encontra dentro do aparelho. Se o celular que está dentro começar a tocar, isso é um indicativo de que a radiação consegue sair do microondas.
  • Com uma lâmpada fluorescente em mãos, coloque-a próximo ao micro-ondas enquanto ele estiver em uso. Se a luz brilhar, significa que está ocorrendo um grande vazamento de radiação!

Conclusão

Como você pode ver, o assunto quanto à ferrugem pode ir muito longe ao falar de radiação e diminuição da segurança ao utilizar o modelo enferrujado.

Embora não existam estudos atuais comprovando algum mal para a saúde com o vazamento de radiação do micro-ondas, é melhor prevenir qualquer problema do que ter que correr buscando soluções para ele agora ou em algum momento no futuro.

Portanto, a recomendação sobre o micro-ondas é clara: se ele está enferrujado, é melhor trocar para um modelo novo e garantir que você não estará em perigo.

Lembrando que além da radiação que pode sair do micro-ondas, também há risco de explosões e faíscas caso ele esteja enferrujado, portanto, mantenha distância e avise as pessoas ao redor, bem como os responsáveis pelo aparelho!

WhatsApp
Twitter
Facebook
LinkedIn
Feito por

Escritor, fundador e idealizador do Blog KZA Completa!

Desde sempre tive um fascínio por eletros na hora de comprar eles pra minha casa, sempre lia as minúcias e aprendia tudo pra não fazer a escolha errada e também não ter dor de cabeça depois.

Quando encontrava meus amigos todo mundo falava que eu sabia demais e que tinha que gravar vídeos pro YouTube, mas eu preferi criar um blog mesmo porque achei mais prático!

COOKIES E PRIVACIDADE

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade e Termos de Uso.