Ao buscar por um purificador de água novo, é normal se deparar com o nome compressor ou eletrônico, ou até mesmo pastilhas eletrônicas, na seção de água gelada.
O mais curioso é que normalmente esses nomes complicados não são explicados dentro dessas fichas técnicas, o que acaba trazendo mais dúvida do que ajudando na hora de escolher um modelo.
Porém, já posso te adiantar que seus problemas acabaram! A seguir você vai ver como eles se diferenciam de forma prática e direto ao ponto, assim como qual o melhor.
Vem comigo!
Para famílias que consomem muita água gelada, modelos com compressor são ideais pois entregam até 1,3 litros de água gelada por hora a 5°C de temperatura.
Já os eletrônicos entregam normalmente 200 a 400ml de água gelada por hora em torno de 12°C, ideal para uma família de até 3 pessoas.
Em geral, por ter uma potência maior, os purificadores com compressor são mais caros, porém consomem menos energia quando comparados aos eletrônicos.
Porém, caso ninguém tome água gelada em casa, também não faz diferença se o purificador é eletrônico ou com compressor, o que é mais comum de acontecer em locais mais frios.
Os principais modelos atualmente com compressor são:
E os com sistema eletrônico são:
Purificadores de água com compressor tendem a ser um pouco maiores por dois motivos muito simples:
Por conta disso, eles conseguem atender ambientes com até 15 pessoas pegando água gelada simultaneamente.
Outra vantagem dos purificadores com compressor é o seu baixo consumo de energia para gelar a água. O compressor é um sistema muito eficiente, muito utilizado nas geladeiras, o que permite mais eficiência no processo de resfriamento.
Com tanta água gelada internamente, ele fica mais pesado quando está trabalhando, então deve ter um suporte mais adequado. Além disso, o preço dele é um pouco mais caro do que o com sistema eletrônico.
Quando falamos do purificado com sistema de resfriamento eletrônico, temos uma situação oposta aos com compressor.
Aqui você normalmente tem uma água mais fresca, em torno de 10°C e com menos disponibilidade de água gelada por hora.
Normalmente são 200 a 400ml de água gelada, a depender do modelo, com um reservatório de 0,8 litros.
Esses modelos gastam um pouco mais de energia que os modelos com compressor, mas nada tão significativo na conta de luz para uma família comum.
Enquanto o anterior teria um impacto de, em média, R$ 3,00, os modelos eletrônicos teriam impacto médio de R$ 6,00.
Os custos iniciais de aquisição dos purificadores eletrônicos são mais baixos, o que pode ser uma boa opção para uma família que não faça consumo de água constante.
Caso você goste de água gelada e esteja com orçamento limitado, uma alternativa é colocar garrafas de água reserva na geladeira.
Escritor, fundador e idealizador do Blog KZA Completa!
Desde sempre tive um fascínio por eletros na hora de comprar eles pra minha casa, sempre lia as minúcias e aprendia tudo pra não fazer a escolha errada e também não ter dor de cabeça depois.
Quando encontrava meus amigos todo mundo falava que eu sabia demais e que tinha que gravar vídeos pro YouTube, mas eu preferi criar um blog mesmo porque achei mais prático!
KZA Completa
2024 Todos os Direitos Reservados | KZA Completa
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade e Termos de Uso.